Olá, aqui é o Rodrigo, tudo bem? Nesse post vou dar algumas dicas de como emagrecer com saúde. Será que isso é possível mesmo? Muitas pessoas acham que para emagrecer vão precisar fazer algum tipo de cirurgia, ou fazer alguma dieta maluca, ficar com fome e até mesmo prejudicar sua saúde para conseguir perder os quilinhos indesejados. Mas, nesse texto vou te mostrar que nada disso é necessário. É possível sim emagrecer de uma forma saudável, sem precisar fazer essas dietas malucas, ficar passando fome e até por sua saúde em risco.

Emagrecer na verdade é muito simples e acredito que todas as pessoas sabem o que é necessário para emagrecer: ingerir menos calorias do que o seu corpo gasta diariamente, assim você emagrecerá. Porém, apesar de simples, não é tão fácil na prática. Mas existem algumas práticas que facilitam a nossa tarefa, e que vou explicar nas próximas linhas para que você possa adotar uma delas ou até mesmo todas.

Melhorando a alimentação

 

Como eu disse no começo deste post, você não precisa ficar passando fome para emagrecer, basta consumir menos calorias, e uma forma de fazer isso é selecionando melhor os alimentos que você ingere no dia a dia. Nós somos acostumados a comer alimentos industrializados, que além de serem prejudiciais a nossa saúde ainda contém níveis elevados de calorias e nos fazem ganhar peso com muita facilidade. Alguns exemplos de alimentos industrializados que possuem muitas calorias são: bolachas, salgadinhos, pizzas, macarrão, pão, refrigerantes, lanches, sorvetes e etc. Provavelmente você consome alguns desses alimentos, e o que você deveria fazer para ontem é exclui-los da sua dieta, ou pelo menos reduzir a quantidade que você consome deles.

Mas, para substituir esses alimentos ou reduzir a quantidade consumida deles, você precisará inserir outros alimentos com menor teor de calorias na sua dieta, e estes podem ser: frutas, legumes e verduras, pois são alimentos que além de fazer bem a sua saúde, prevenindo doenças e fortalecendo seu sistema imunológico, ainda possuem níveis de calorias muito menores do que os alimentos industrializados. Portanto, você pode comer esses alimentos à vontade e com certeza eles vão ajudar no seu emagrecimento. Experimente mudar sua alimentação por pelo menos um mês e verá o resultado.

Exercício Físico

 

Uma outra alternativa para emagrecer, é fazer exercícios físicos regularmente. Dependendo do tipo de exercício físico que você fizer, além de emagrecer você ainda melhorará vários processos fisiológicos do seu corpo, promovendo uma melhora na sua saúde e na sua disposição física.

Para começar a praticar exercícios físicos você não precisa necessariamente ir a uma academia ou comprar algum aparelho para malhar em casa, pois existem várias opções para você começar a se exercitar, como por exemplo: andar de bicicleta, caminhar próximo a sua casa, fazer exercícios em casa mesmo sem usar aparelhos, praticar algum tipo de esporte que exija esforço físico e etc.

Jejum Intermitente

 

Uma prática que vem se popularizando bastante nos últimos anos no Brasil é o jejum intermitente, que também é bastante eficiente no processo de emagrecimento. O jejum intermitente promove a queima de gordura no nosso corpo, fazendo o processo de emagrecimento ser muito mais rápido e eficaz. A maneira correta de se praticar o jejeum intermitente é fazendo ele de duas a três vezes por semana, e calculando o tempo de alimentação em 8h/16h nos dias de jejum, que significa que você irá se alimentar o quanto quiser (de preferência com alimentos de baixa caloria como citados acima) durante 8h do seu dia, e depois irá passar o período de 16h sem ingerir alimentos.

Nesse tempo em que você não estará ingerindo alimentos, seu corpo precisará de energia, e automaticamente seu organismo começará a se “alimentar” dá gordura armazenada no seu corpo, acelerando o processo de queima de gordura e promovendo o emagrecimento de uma forma muito mais rápida e eficaz. Mas, tome cuidado para não fazer o jejum intermitente em excesso e acabar sofrendo algumas consequências no seu corpo, faça apenas de 2 a 3 vezes na semana.

Suplementação

 

Hoje é possível também recorrer a alguns suplementos para acelerar o processo de emagrecimento, visto que a indústria vem evoluindo cada vez mais na produção de suplementos que promovem o emagrecimento. Já existem vários suplementos desse tipo disponíveis no mercado, e nos próximos posts vou falar um pouco mais sobre eles. Mas já fica a dica, para você pesquisar alguns e começar a utilizar esses produtos que podem te ajudar a perder os quilinhos indesejados.

Conclusão

 

Todas essas formas de emagrecer que expliquei nesse post são válidas e eficazes, porém, é importante lembrar que não existe mágica, você precisará ter disciplina para aplicar cada uma delas e realmente alcançar o corpo que você tanto deseja e ter satisfação no momento de subir a balança.

Você pode escolher uma única forma de emagrecimento que expliquei e aplicar somente ela, e com certeza você conseguirá emagrecer. Ou você também pode utilizar mais de uma dessas formas e com certeza conseguirá emagrecer mais rápido ainda. Por exemplo, você pode melhorar sua alimentação e fazer exercícios físicos de 2 a 3 vezes por semana, e com certeza notará diferenças no seu corpo logo nas primeiras semanas. Ou você pode apenas fazer exercícios e praticar o jejum intermitente.

Uma prática que recomendo muito é que você mude sua alimentação e comece a consumir mais frutas, verduras e legumes, pois além de esses alimentos te ajudarem a emagrecer, ainda ajudarão a melhorar a sua saúde no geral.