Na busca por emagrecimento, perder aqueles quilinhos a mais e ter aquela barriguinha chapada dos sonhos, muitas pessoas procuram diversas maneiras de conquistar seu peso ideal, e uma das formas mais utilizadas pelas pessoas ultimamente têm sido a dieta Low Carb. Mas será que essa dieta funciona mesmo? E como fazer ela da maneira correta? Nesse post vou te responder essas dúvidas e lhe ensinar como fazer essa dieta da maneira correta.

Então, primeiramente precisamos saber o que é de fato uma dieta low carb: é uma dieta focada em reduzir a quantidade de carboidratos consumidos no seu dia a dia, diminuindo a quantidade consumida para cerca de 20g a 100g diárias apenas. Consumir essa pequena quantidade de carboidratos é uma tarefa um pouco difícil, pois muitos dos alimentos que nós somos acostumados a comer no dia a dia contém carboidratos, como por exemplo: pão, açúcar, arroz, batata, mandioca, milho e outros.

São os carboidratos que abastecem nosso organismo com glicose, e caso os níveis de glicose fiquem muito elevados, ela é reservada em forma de gordura no nosso corpo. Fazendo uma dieta low carb e consumindo alimentos com carboidratos de baixo valor glicêmico, seu organismo conseguirá eliminar essa gordura antes da próxima refeição. Para que essa queima de gordura ocorra, é necessário que o nosso organismo libere um hormônio chamado glucagon. Ele é o responsável por eliminar a glicose acumulada no corpo, porém, quando consumimos muito carboidrato ocorrem vários picos de insulina no nosso corpo, impossibilitando a liberação correta do glugacon, e impedindo a perda de peso. O oposto desse quadro ocorre quando consumimos muitas fibras e proteínas, os níveis de glucagon liberados pelo nosso corpo são ainda maiores fazendo com que o processo de perca de peso seja muito mais rápido e eficaz.

Uma das características das dietas LC é que ao consumir menos carboidratos e mais proteínas e fibras, seu organismo ficará saciado mais rapidamente, impedindo a ingestão exagerada de mais alimentos. E como sabemos que muitas pessoas acabam abandonando suas dietas por conta da fome, esse é um ponto muito positivo nas dietas LC, fazendo com que as pessoas comam menos e se saciem mais. Outro grande benefício da LC é que ela abaixa os níveis de triglicerídeos no sangue, que são moléculas de gorduras que aumentam os riscos de doenças cardíacas.

Dentre outros benefícios para o nosso organismo, as dietas LC também ajudam a reduzir a pressão alta, diminui os níveis de glicose e triglicerídeos (como citado acima), diminui os níveis de colesterol e proporciona uma perca de peso de 2  a 3 vezes maior do que outros tipos de dietas.

Porém, nem tudo são flores, e a LC não é perfeita, ela traz sim diversos benefícios para a saúde e ajuda no processo de perda de peso, mas ela também causa alguns efeitos colaterais indesejados, que são: sono, cansaço, fraqueza, falta de energia, indisposição. Porém, esses efeitos são normais no começo da dieta, pois o seu organismo está acostumado consumir bastante carboidrato diariamente, e quando você diminui drasticamente a quantidade de carboidratos, naturalmente ele sentirá falta. Depois de algum tempo, tudo volta ao normal e você poderá continuar fazendo a dieta tranquilamente.

Alimentos Indicados Para Dieta Low Carb:

Ovos: principalmente os caipiras são muito indicados para consumir durante sua dieta LC.

Carne: pode comer carne de porco, de vaca, de frango e de peixe.

Sementes e nozes: sementes de girassol, castanhas, nozes, amêndoas, semente de abóbora entre outras.

Gorduras e óleos: banha de porco, óleo de peixe, azeite de oliva, manteiga e óleo de coco.

Verduras e legumes: Cenoura, espinafre, brócolis, alface, pimentão, salsinha e todos os tipos de verduras e legumes.

Alimentos que você deve eliminar do seu cardápio

Alimentos industrializados e processados: evite qualquer tipo de alimentos industrializados e processados, como por exemplo: salgadinhos, bolachas, doces, refrigerantes e etc.

Grãos com gluten: Cevada, trigo, centeio, e todos os seus derivados como pães, bolos, cervejas e etc.

Açúcar: elimine do seu cardápio todo tipo de açúcar e seus derivados, incluindo refrigerantes, bolos, doces, sorvetes, sucos industrializados e etc.

Gordura trans: não consuma produtos com gorduras hidrogenadas, como por exemplo margarinas. No caso da margarina, troque por manteiga no seu cardápio.

Produtos Ligth: evite consumir também os tais chamados produtos light, pois eles geralmente contém altos níveis de carboidratos em sua composição  e poucas proteínas e fibras.

Tipos de bebidas indicadas para consumir:

Água: independente de fazer ou não a dieta LC, água é sempre indicada, principalmente em um país tropical como o Brasil. Consuma pelo menos 2 litros de água por dia.

Chá e Café: pode consumir essas duas bebidas, desde que não sejam preparadas com muito açúcar.

Conclusão       

A dieta low carb é muito eficiente sim no processo de perda de peso, e com certeza pode te ajudar a alcançar o seu peso ideal e eliminar aqueles quilinhos indesejáveis, além de não prejudicar a sua saúde para atingir seu objetivo de peso. Porém, é bom alertar que não existe milagre e que não tem como chegar ao seu objetivo da noite para o dia. Para ter sucesso fazendo a dieta LC você deve ter foco no seu objetivo e disciplina para consumir apenas os alimentos liberados dentro da dieta, e segui-la rigorosamente até alcançar sua meta de peso.

Como a dieta LC não prejudica a saúde e não restringe a quantidade de alimentos que você deve ingerir, ela pode ser feita por tempo indeterminado, podendo até mesmo se tornar um estilo de vida. Uma dica importante, é que você procure ajuda de um profissional de nutrição para te auxiliar a montar o seu cardápio personalizado de acordo com as suas necessidades. Assim a sua dieta terá um resultado melhor tanto para perda de peso, quanto para melhorar a sua saúde e você poderá aplica-la com mais precisão. Deixem seus comentários aqui neste post com suas dúvidas, pois irei ler e responder todas assim que possível.